DESTINOS: Parque Nacional do Itatiaia - Parte Alta

Parte Alta do PNI

A parte alta do primeiro parque brasileiro também é chamada de "Planalto do Itatiaia". Uma área que guarda as montanhas, diferentes formações rochosas e vegetação rupícula.

O acesso é feito pela precária estrada mais alta do país que começa a 1.700 m. de altitude e vai até 2.500m. Lugar excelente para a prática do montanhismo, escaladas e observação de aves.

Agulhas Negras Pico das Agulhas Negras:
É a 1ª montanha mais alta do RJ e a 5ª do país, com 2.791m de altitude.

Três horas de caminhada semipesada até o cume, com dois lances de "segurar e puxar a corda", numa "escalada turística".
Pico das Prateleiras:
Até o cume são 2,30 h de caminhada com dois lances de "segurar e puxar a corda", numa "escalada turística".

Pedras da Tartaruga e Maçã (base das Prateleiras)
Indicada aos menos aventureiros que podem ser alcançadas com caminhada de pouco mais de uma hora e chegar a 2.500m.alt. com maravilhosa vista das formações rochosas e do Vale do Paraíba.

Indicado para ecoturistas de 1ª viagem - Pico do Couto (2.675m.alt.)
Excelente vista para o Vale do Paraíba (Eng. Passos, Itatiaia, Resende, Areias, Lavrinhas, Silveiras e outras cidades). Caminhada leve para quem goze de boa saúde.

Obs: As trilhas estão monitoradas em 12 pessoas por guia e somente os primeiros 80 a 100 poderão entrar em certos pontos turísticos acima citados. Completado esse número, só poderemos escolher outro passeio (Couto, Furada e Altar). O parque abre às 7h e várias trilhas têm horário máximo de entrada; por conseguinte, horário de encontro é fundamental.

Pedra do Altar Outros atrativos do "Planato do Itatiaia":
Pedra Furada 2.552m.alt., Pedra do Altar 2.662m.alt. (foto ao lado) e Nascente do Rio Aiuruóca, pertencente da Bacia Hidrográfica Internacional.