DESTINOS: Travessia Rebouças x Sede (Ruy Braga)

Visual de trecho da travessia
Visual de trecho da travessia

A Travessia Ruy Braga foi reaberta oficialmente no dia 24 de setembro de 2007, fruto do trabalho de parte da sociedade privada em parceria com a administração do parque e de outras entidades associativas, em reuniões de câmaras técnicas e do conselho consultivo.

E agora realizamos o passeio em um dia. Indicado a pessoas experientes em trekking longo. Máximo de 12 participantes.

Esta Travessia tradicionalmente sempre foi à conexão da parte alta com a parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia. Aventureiros desde a metade do século XIX se dirigiam ao Planalto, pois se pensava que o ponto culminante brasileiro era o Pico das Agulhas Negras (2.791m.alt.). Eles se dirigiam até esta parte cruzando os aproximadamente 27 km e utilizando os abrigos de montanha construídos exatamente para abrigá-los.

Travessia Rebouças-Sede Este caminho foi o caminho mais rápido para a chegada até 2.500m. altitude e sua conservação foi mantida até meados da década de 70.

Quando do alargamento e reabertura da estrada que parte da Garganta do Registro, a importância desta travessia diminuiu e ela lentamente foi sendo desativada, até ser oficialmente declarada fechada para o uso público por parte da direção do parque na década de 90.